Disfunções Sexuais Femininas:  Dores durante a relação sexual

Dispareunia é quando as mulheres sentem dor na relação sexual. A dor pode ser na área genital ou profunda dentro da pélvis. A dor é muitas vezes descrita como cortante, queimação ou semelhantes a cólicas menstruais. Ela pode ter muitas causas. É importante conversar com seu médico se você tem esse problema, porque existem tratamentos eficazes para muitas das causas.

Quais são algumas das causas de dispareunia?

Qualquer parte dos genitais pode causar dor durante o sexo. Algumas condições podem afetar a pele ao redor da vagina. A dor destas condições geralmente é sentida quando um tampão ou pênis é inserido na vagina, mas a dor também pode ocorrer mesmo quando sentado ou vestindo calcinha. A inflamação ou infecção pode ser a causa (por exemplo, uma infecção por fungos, infecção do trato urinário ou inflamação da vagina). Machucados na vagina e na área circundante também pode causar dor. Se um diafragma (que é um tipo de controle de natalidade) não for usado corretamente, o sexo também pode ser doloroso.

Vaginismo é um espasmo dos músculos ao redor da vagina. Em algumas mulheres, a dor dos espasmos é tão grave que a penetração do pénis é impossível. A secura vaginal também pode causar o sexo doloroso. Este ressecamento pode ser causado pela menopausa e pelas mudanças nos níveis de estrogênio, ou de uma falta de preliminares antes da relação sexual.

Dor durante a relação sexual pode ser sentida como se viesse profunda na pelve. Mulheres frequentemente relatam a sensação de que “algo está sendo batido.” O útero pode machucar se existem tumores fibróides, o útero for inclinado ou se existe o prolapso uterino.Certas condições ou infecções dos ovários podem também causar dor, especialmente em determinadas posições sexuais. Cirurgias feitas podem deixar cicatrizes que podem causar dor. Como a bexiga e os intestinos estão perto da vagina, eles também podem causar dor durante o sexo. Endometriose e doença inflamatória pélvica podem também causar dor.

Sabemos que a mente e o corpo trabalham em conjunto. Isso também é visto com os problemas sexuais. Muitas vezes o problema que primeiramente causava a dor pode desaparecer, mas você aprendeu a esperar a dor. Isso pode levar a mais problemas porque você pode ficar tensa durante o sexo ou você pode ser incapaz de se excitar. O problema pode, então, tornar-se um ciclo e você foi pego no meio.

Atitudes negativas em relação ao sexo, a desinformação sobre sexo e desinformação sobre as funções do corpo da mulher são frequentemente associados com alguns tipos de dor. O sexo doloroso está dentro de sua cabeça? Não! Mas é importante discutirmos sentimentos e dificuldades com o seu parceiro e seu médico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *