ACUPUNTURA SEM TABU: Homens também utilizam para melhorar a fertilidade

ACUPUNTURA SEM TABU: Homens também utilizam para melhorar a fertilidade

A Dra Aniele Hayashi é referência em Curitiba nos tratamentos de acupuntura para fertilidade. A maioria das pacientes que procuram o tratamento são mulheres, mas nos últimos anos vem crescendo o atendimento também para o público masculino.

Isso porque, um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que os homens são os responsáveis em 40% dos casos de infertilidade. Problemas como má formação, baixa habilidade de locomoção e baixa quantidade de espermatozóides, são cada vez mais comuns e, o fator masculino pode ser responsável por um pobre desenvolvimento do embrião.

Nesse sentido, a eficácia da acupuntura tem sido comprovada por diversos estudos nacionais e internacionais.  A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizou uma pesquisa com homens que produziam poucos espermatozóides saudáveis, a maioria sem mobilidade ou com formato inadequado.

Os médicos dividiram os homens em dois grupos: em um, o tratamento incluiu o estímulo a pontos do sistema reprodutivo (nenhuma agulha é inserida nos genitais), e no outro, foram aplicadas agulhas em pontos placebos, ou seja, pontos que não são considerados pontos de acupuntura ou não estavam relacionados ao sistema reprodutivo. Dois meses depois, nos homens tratados com acupuntura houve aumento de 25% da produção espermática e correção da morfologia dos espermatozóides, o que melhora a capacidade de fecundação dos óvulos.

Outro estudo, publicado na revista científica Fertility and Sterility, conduzido em um grupo de estudo de 28 homens, todos diagnosticados com infertilidade idiopática obteve resultados surpreendentes.

O grupo de estudo recebeu acupuntura duas vezes por semana por um período de 5 semanas, o grupo controle não recebeu qualquer tratamento. As amostras de sêmen foram obtidas após um período de 3 dias de abstinência sexual, uma amostra antes do ínicio do tratamento de acupuntura e uma amostra após o último tratamento.

Após 10 sessões de acupuntura, o percentual médio de espermatozóides saudáveis tinha aumentado mais de 4 vezes, foram observadas alterações significativas na estrutura e qualidade do esperma no grupo que recebeu tratamento de acupuntura, o percentual médio das formas normais de acrossoma aumentou 16% e a motilidade média no grupo acupuntura aumentou de 44,5% para 50%.

Apesar de haver uma diferença significativa nos resultados, a conclusão é que a acupuntura tem um efeito positivo no tratamento de infertilidade masculina.

Vale lembrar que no tratamento de acupuntura para fertilidade masculina, nenhuma agulha é inserida nos genitais. O tratamento incluiu o estímulo a pontos do sistema reprodutivo, e é indolor.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os espermas levam um longo período para se formarem, em torno de 48 dias nos testículos e levam mais umas duas ou mais semanas no epidídimo para amadurecer e é no epidídimo que o espermatozóide ganha a capacidade de se locomover (motilidade).

Portanto o tratamento recomendado para fertilidade masculina deve ser o mais longo possível, idealmente cerca de 3 a 6 meses, com resultados sendo apresentados após um número pequeno de sessões, mas com efeitos muito mais sólidos após um período mais longo.

Deixe seu comentário

Name*

Email* (never published)

Website