Acupuntura para aliviar os efeitos colaterais do tratamento de fertilização in vitro

Acupuntura para aliviar os efeitos colaterais do tratamento de fertilização in vitro

Durante um ciclo de FIV medicamentos para a fertilidade são prescritos para estimular o crescimento e desenvolvimento dos óvulos nos ovários e, em seguida, para induzir a ovulação para liberar os óvulos de uma mulher para a coleta de FIV (fertilização in vitro).

Acupunctura pode ser utilizado ao longo de um ciclo de fertilização in vitro para ajudar a minimizar e / ou eliminar os efeitos colaterais das diferentes fases de tratamento em um ciclo de FIV. Acupuntura envolve estimular pontos específicos do corpo com agulhas pequenas, finas que penetram na pele.

Durante a estimulação ovariana e indução da ovulação, a acupuntura tem sido utilizada de forma eficaz para tratar os efeitos colaterais mais comuns causados pelas rápidas mudanças nos níveis hormonais. Estes incluem calorão, suores noturnos, tonturas, dores de cabeça, cansaço, dor abdominal e inchaço, sensibilidade mamária, alterações de humor, náuseas e tonturas. Protocolos de medicamentos de estimulação de FIV são altamente individualizados. Eles podem variar significativamente entre as mulheres, especialistas em fertilidade e podem variar de ciclo para ciclo. O grau de efeitos colaterais experimentados também irá variar entre as mulheres, e muitas vezes de um ciclo para outro.


A acupuntura é recomendada após coleta dos óvulos para ajudar a recuperação da anestesia, trauma do tecido local, e à prevenção de síndrome de hiperestimulação ovariana (SHO). O tempo e número de tratamentos de acupuntura irá variar entre mulheres e suas circunstâncias individuais para melhor ajudar a sua recuperação em prontidão para transferência de embriões.

A coleta dos óvulos é o próximo passo após a estimulação do ovário e a indução da ovulação. É um procedimento cirúrgico de fertilização in vitro e pode causar inchaço, sensibilidade de ovários aumentados e desconforto geral após o procedimento. É normal ter cólicas abdominais e inchaço por até uma semana após a coleta de óvulos. A gravidade dos sintomas podem variar muito entre as mulheres. Pode demorar algumas semanas para os seus ovários voltarem ao tamanho normal. A dor deve geralmente desaparecer dentro de 48 horas. Inchaço pode continuar por uma semana mais ou menos. A OMS reconhece que a acupuntura pode ajudar a aliviar o estresse sobre o corpo causada por cirurgia e anestesia, ajudando com a dor, náuseas / vômitos, retenção urinária, diminuição da motilidade intestinal e ansiedade. Pesquisas demonstram que a estimulação de pontos que inervam o nervo vago ativa mecanismos no organismo que reduzem a inflamação. O uso de eletro-acupuntura também tem mostrado ser eficaz na redução da inflamação através da ativação de citocinas, as moléculas que ajudam a reduzir a inflamação.

Há um pequeno risco de síndrome de hiperestimulação ovariana (SHO), o que geralmente acontece quando um grande número de folículos são esvaziados na coleta de óvulos e ficam cheios de água (cistos). Os sintomas podem incluir vômitos, diarréia, falta de ar, dor abdominal excessiva e inchaço acima do umbigo. Se você começar a sentir algum dos sintomas de SHO deve entrar em contato com seu médico imediatamente. Se SHO é identificada logo no início a acupuntura pode ser usada com sucesso para tratar casos leves a moderados para aliviar o desconforto e impedi-lo de evoluir para sintomas mais graves. Em casos graves a acupuntura pode ser usada com o tratamento médico ocidental.

One Response to Acupuntura para aliviar os efeitos colaterais do tratamento de fertilização in vitro

Deixe seu comentário

Name*

Email* (never published)

Website