Endometriose

shutterstock_136585241

A endometriose é a localização anormal de tecido uterino fora do útero. É uma condição bastante comum e acredita-se ser a causa de infertilidade em 30-50% de todas as mulheres inférteis. A causa da endometriose ainda é incerta. Pode ser de uma variedade de desordens: desequilíbrios hormonais, disfunção do sistema imunológico, a menstruação, refluxo e fatores hereditários. Os pacientes geralmente sofrem muito com opções muito limitadas de tratamento. A medicina convencional, essencialmente, consiste de tratamento hormonal ou cirurgia. Estas terapias são apenas temporárias, diminuem os sintomas e, mais frequentemente, causam efeitos colaterais significativos e uma alta taxa de recorrência.

A medicina chinesa tem sido utilizada com sucesso no tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde das mulheres, incluindo a endometriose. Acupuntura tem sido provada segura e eficaz na gestão de endometriose. A Acupuntura é o resultado de milhares de anos de prática e estudos científicos modernos em termos de alívio da dor e na cura da doença em um nível mais profundo.

shutterstock_54914179

Uma das causas mais importantes da endometriose é “a estagnação do sangue”. A estagnação do sangue é sangue que coagula ou não se movimenta, provocadas tanto por energia bloqueada nas vias do corpo ou por energia insuficiente para empurrar o sangue através dos vasos. Energias bloqueadas ou energia insuficiente pode ser devido ao trauma emocional, estresse grave, fraqueza constitucional, história cirúrgica e / ou exposição ao frio: ou temperaturas frias ou o consumo habitual de alimentos frios, especialmente durante a menstruação. Sinais de estagnação do sangue incluem dor aguda que é fixa em um lugar, sangramento freqüente ou pesado, sangramento com coágulos roxo escuro. Estagnação crônica provoca a formação de coágulos, que podem ter uma tendência a manifestar-se como massas ou grumos. Endometriose, miomas e cistos ovarianos são todos exemplos de estagnação de sangue nas mulheres.

Há uma forte associação entre a endometriose e infertilidade. Pensa-se que o tecido de cicatriz e adesões podem obstruir ou distorcer a forma das trompas de falópio e impedir os ovários de lançar óvulos. A endometriose também pode afetar a fertilidade, causando irregularidades hormonais e uma maior taxa de aborto precoce. Considerando que a terapia medicamentosa fecha completamente a atividade dos ovários e resultados da cirurgia mostram uma elevada taxa de reincidência, as mulheres não tem somente na medicina tradicional um grande suporte quando tentam engravidar. Felizmente, esta condição pode ser tratada com sucesso com a ajuda de acupuntura. Mais e mais mulheres estão experimentando os benefícios, não só uma melhora na qualidade de vida mas também a capacidade de conceber e levar um bebê saudável a termo.

Como a acupuntura pode ajudar

  • shutterstock_307289531Proporcionar alívio da dor: estimulando nervos localizados nos músculos e outros tecidos, acupuntura conduz à liberação de endorfina e outros fatores neuro-humorais e muda o tratamento de dor no cérebro e na medula espinhal;
  • Aliviar a dor, aumentando a circulação nos órgãos pélvicos;
  • Reduzir inflamação: promovendo o lançamento de fatores vasculares e imunomoduladores;
  • Melhorar os sistemas imunológico e endócrino;
  • Aliviar o estresse e perturbações no fluxo de energia do corpo, devolvendo o corpo para uma boa saúde;
  • Aquecer o útero, corrigir ciclos irregulares, ajudar a ovulação e aumentar a fertilidade;
  • Fortalecer e equilibrar a saúde geral e ajudar a eficácia da fertilização in vitro;
  • Minimizar os efeitos colaterais indesejáveis e toxicidade acumulado de medicação e procedimentos invasivos.

Considerando que a endometriose tende a ser uma doença progressiva, o que significa que os sintomas normalmente pioram com o tempo, e acupuntura trabalha em um nível muito profundo, é importante comprometer com um plano de tratamento, o que irá permitir tempo suficiente para reequilibrar eficazmente os sistemas do corpo. Seis meses ou mais de um tratamento coerente pode ser necessário, especialmente para a infertilidade devido à endometriose.

Saiba mais sobre este tratamento

Fale com a Dra. Aniele e tire suas dúvidas!