Acupuntura FIV – Sucesso do Tratamento de fertilidade

Acupuntura FIV – Sucesso do Tratamento de fertilidade

Acupuntura FIV – Sucesso do Tratamento de fertilidade

Pesquisa 18 de abril de 2013

Acupuntura e moxabustão aumentam as taxas de gravidez para mulheres submetidas a FIV, na fertilização in vitro. Uma nova pesquisa examinou os efeitos da acupuntura e moxabustão em 84 pacientes inférteis que tiveram um mínimo de 2 procedimentos de fertilização in vitro sem sucesso. Os participantes foram aleatoriamente divididos em um grupo de controle, um grupo de acupuntura placebo (simulado) e um grupo de acupuntura verdadeiro. O grupo de acupuntura mostrou uma taxa de sucesso clínico muito mais elevado para o procedimento de fertilização in vitro do que ambos os grupos placebo e de controle. O grupo da acupuntura teve uma taxa de sucesso de 35,7% enquanto que o grupo placebo tiveram uma taxa de sucesso de 10,7% e no grupo controle tiveram uma taxa de sucesso de 7,1%.

O objetivo do estudo foi determinar se a acupuntura e moxabustão podem aumentar a viabilidade de um procedimento de FIV para pacientes que tiveram pelo menos dois procedimentos de FIV que falharam anteriormente. Acupuntura demonstrou uma eficácia clínica significativa, juntamente com o tratamento de moxabustão. Agulhas de acupuntura foram administradas no primeiro e sétimo dias, durante o qual a ovulação foi induzida por medicamentos. Acupuntura também foi administrada no dia antes da intervenção médica do ovário e no dia após a transferência do embrião.


Este estudo clínico vem em um momento em que muitos procedimentos de acupuntura e de medicina chinesa têm se mostrado eficazes em outras pesquisas. Um estudo recente demonstrou que a acupuntura é significativamente mais eficaz do que o Clomifene, registrado como Clomid e Omifin, para o tratamento da infertilidade. O grupo de acupuntura demonstrou uma taxa de 76,3% eficaz para a indução da ovulação enquanto que o Clomifene só tinha uma taxa efetiva de 48,1%. Num estudo relacionado, acupuntura também foi demonstrado ser eficaz para a indução da ovulação em mulheres com SOP, a síndrome de ovário policístico. Acupuntura normaliza com sucesso esteróides sexuais e níveis hormonais, enquanto simultaneamente aumenta a frequência da ovulação.
Talvez uma das peças mais importantes da pesquisa a ser publicado recentemente foi o da capacidade da acupuntura para aumentar as taxas de nascidos vivos. Descobriu-se que as mulheres que receberam a acupuntura e que estão sendo submetidas a tratamentos de fertilização in vitro têm uma maior taxa de sucesso se elas recebem a acupuntura no dia da transferência do embrião. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington (Seattle), Oregon College of Oriental Medicine (Portland) e Centro Northwest para Reproductive Sciences (Kirkland, Washington) desenvolveu um protocolo específico que consistentemente tem demonstrado um aumento nas taxas de nascidos vivos. A acupuntura foi aplicada a pontos de acupuntura antes da transferência do embrião, juntamente com pontos auriculares. Após a transferência de embriões um conjunto diferente de pontos de acupuntura no corpo foram aplicadas.

Em mais uma descoberta científica, eletroacupuntura demonstrou resultados clínicos significativos na melhoria de taxas de nascidos vivos para mulheres que receberam fertilização in vitro. Os mecanismos bioquímicos pelos quais acupuntura exerce os seus efeitos benéficos foi revelado. Uma proteína especial aumenta no sangue quando eletroacupuntura é aplicada e a proteína é diretamente proporcional para elevar às taxas de nascimentos vivos. Os pesquisadores descobriram que a eletroacupuntura aumenta os níveis sanguíneos e embriões de HLA-G. Aumento da presença da proteína HLA-G é preditiva de maior taxa de gravidez e de nascidos vivos. Além desse achado bioquímico, o aumento estatístico das taxas de natalidade e as taxas de gravidez foram clinicamente significativos. Os cientistas observaram, “o resultado da gravidez e da taxa de gravidez são melhorados” para todas as mulheres quando a eletroacupuntura é aplicada.

One Response to Acupuntura FIV – Sucesso do Tratamento de fertilidade

Deixe seu comentário

Name*

Email* (never published)

Website