Fertilização in vitro

Acredito que nada é mais importante do que a família, por isso a fertilização in vitro surge como uma alternativa para aqueles que tem dificuldades de ter filhos. Todos que desejam deveriam ser capazes de viver a experiência de se tornarem pais. Por ter pessoalmente vivido as angústias da infertilidade sei exatamente como isso pode ser extremamente difícil. Acredito que a ajuda holística é necessária durante este período e sou apaixonada em entregar o cuidado necessário durante esta jornada.

shutterstock_303687998

Atualmente, a Medicina tradicional chinesa está reinventando o caminho que as pessoas estão trilhando para engravidar. Acupuntura para engravidar é agora comumente administrado em conjunto ao tratamento de fertilização in vitro, FIV, devido ao significante aumento do índice de sucesso e na ajuda as mulheres em relaxar durante o processo.

O British Medical Journal publicou recentemente uma análise que compilou todos os dados atuais de pesquisa sobre os efeitos da acupuntura e fertilização in vitro. Dos ensaios clínicos investigados, a equipe de pesquisadores descobriu que quase todos os estudos relataram resultados positivos. Tomados coletivamente, eles mostraram um aumento de 65% no estabelecimento de gravidez, um aumento de 87% na continuação da gravidez, e um aumento de 91% nos nascidos vivos.

Casais que planejam para um futuro ciclo de FIV devem idealmente começar o tratamento preparatório com acupuntura 3 meses antes do início do seu ciclo sob medicação. Porque folículos ovarianos passam por um período de desenvolvimento folicular 90-120 dias antes de amadurecer para a ovulação, e espermatozóides requerem um período de pelo menos 90 dias para a maturação, geralmente recomendamos um mínimo de 3 meses de tratamento antes da estimulação de fertilização in vitro, a fim de maximizar melhor a qualidade do óvulo e do esperma. Existem protocolos de tratamento para as etapas da FIV, estes protocolos são mais curtos e comprovadamente eficazes, sugerimos que entre em contato para personalizar o seu tratamento de acordo com as suas necessidades.

shutterstock_163779677

A medicina chinesa pode ajudar muito a preparar o corpo nessas áreas, onde a medicina ocidental oferece poucas opções de tratamento. Melhorar a qualidade dos óvulos e espermatozóides dos pais antes da fertilização in vitro é o meu principal foco para ajudar a conseguir uma gravidez bem sucedida e diminuir o risco de aborto precoce.

Para as mulheres, o tratamento é direcionado para a melhoria da qualidade do óvulo, o equilíbrio hormonal e preparar um ambiente uterino ideal para a implantação. Consigo isso através da melhoria do funcionamento dos ovários, regulando os hormônios reprodutivos, aumentando a circulação de sangue para os ovários e útero e melhorando a qualidade dos fluidos foliculares que nutrem os óvulos em desenvolvimento. Irregularidades menstruais pré-existentes e outros fatores que afetam a fertilidade podem ser tratado durante este tempo para maximizar a saúde reprodutiva natural. Quanto melhor preparado o corpo e a mente estiverem para o procedimento seguinte, maior a chance de conseguir uma gravidez saudável através de fertilização in vitro.

Para muitos casais que escolhem se submeter a um ciclo de FIV, os fatores de fertilidade masculina também desempenham um papel. Nos 3 meses antes de fertilização in vitro, a medicina chinesa pode ser utilizada para melhorar a qualidade do esperma. O tratamento visa melhorar a contagem de esperma, morfologia e motilidade. Tal como acontece com os óvulos da mulher, espermas saudáveis podem contribuir para embriões mais saudáveis, mais viáveis.

O tratamento de acupuntura durante o ciclo de fertilização in vitro ajuda a aumentar a resposta apropriada de uma mulher à estimulação hormonal. O tratamento varia de acordo com a fase de fertilização in vitro: baixa-regulação, a estimulação ovariana, retirada de óvulos, a preparação do útero, e transferência de embriões.

Um estudo publicado na “Fertility and Sterility”, em 2009, pelo Dr. Paul Magarelli e Diane Cridennda, examinou o efeito que a acupuntura teve sobre as mulheres durante a estimulação de fertilização in vitro. As mulheres que usaram a acupuntura como parte de seus protocolos tinham níveis mais baixos de hormônios de estresse do que as mulheres que não usaram a acupuntura. A acupuntura apareceu para ajudar a normalizar os níveis de cortisol e prolactina que normalmente são afetadas negativamente por drogas de FIV. Isto pode ter implicações positivas para a qualidade do óvulo e implantação. Ambas as taxas de gravidez e taxas de nascidos vivos foram significativamente maior no grupo de mulheres que receberam acupuntura.

Os tratamentos de acupuntura são destinados a apoiar as diferentes fases de fertilização in vitro, enquanto diminui os efeitos colaterais muitas vezes experimentadas de medicamentos de fertilização in vitro. Especificamente, sobre o trabalho tinham os seguintes objetivos do tratamento:

  • Melhorar o fluxo de sangue para o útero e os ovários para melhorar a resposta ovariana à estimulação hormonal durante a FIV
  • Regular os hormônios para produzir um número maior de folículos
  • Engrossar o revestimento uterino para incentivar a implantação no momento da transferência e no início da gravidez
  • Diminuir cólicas uterinas para incentivar a implantação e reduzir o aborto do embrião / embriões transferidos
  • Diminuir o cortisol e reduzir os níveis de stress para melhorar a produção de LH e progesterona para desenvolver a dinâmica de ciclos férteis
  • Evitar as contrações do útero
  • Diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos usados na FIV
  • Fortalecer o sistema imunológico

Recomendo seguir as mesmas diretrizes estabelecidas em pesquisas clínicas para o agendamento da acupuntura em torno da transferência de embriões. Estudos demonstram um aumento significativo na taxa de gestação em mulheres que recebem acupuntura antes e após a transferência do embrião.

Entendo que há sempre a incerteza sobre a programação exata da transferência de embriões até depois da recuperação do óvulo, e às vezes até mais tarde. Farei o melhor para acomodar horários de tratamento dos pacientes para permitir que a acupuntura seja usada dentro dos prazos recomendados. Isso significa que vamos agendar fins de semana e dias e horas conforme necessário para os tratamentos de transferência pré e pós.

shutterstock_134283020

O “Journal of Fertility and Sterility” publicou um estudo de 2006 pelo Dr. Lars Westergaard examinando a eficácia do tratamento com acupuntura pré e pós transferência de embrião sobre o resultado de ciclos de fertilização in vitro. Dr. Westergaard descobriu que pré acupuntura e pós na transferência de embriões resultou em aumentos nas taxas de gravidez em curso por fertilização in vitro de mais de 60%.

Acupuntura deve ser realizada no prazo de 24 horas antes da transferência do embrião programada.

Acupuntura pós-transferência será determinada com base em vários fatores. Levarei em conta o estágio de desenvolvimento dos seus embriões transferidos, a sua quantidade de tempo no descanso prescrito por seu médico, e sua história pessoal. Geralmente encontro os pacientes ainda dentro da sala de transferência, ou então no mesmo dia no consultório.

Os principais objetivos da acupuntura pré e pós transferência dos embriões são:

  • Relaxamento (menos stress produz taxas mais altas de gravidez)
  • Aumento do fluxo de sangue para o útero para promover as taxas de implantação mais elevadas
  • Diminuição de espasmos uterinos e cólicas para melhorar as taxas de implantação
  • Diminuição da incidência de aborto espontâneo.

Saiba mais sobre este tratamento

Fale com a Dra. Aniele e tire suas dúvidas.