Acupuntura para Engravidar

shutterstock_180875741A acupuntura, assim como a acupuntura para engravidar, é uma técnica milenar que regula o Qi (pronuncia-se TCHI) para estimular o próprio corpo no processo de cura. “Qi” grosseiramente se traduz como “energia vital”, esta energia possui dois aspectos, YIN e o YANG. Estes aspectos são opostos mas se complementam, como o frio e o calor, imobilidade e movimento, YIN sendo a deficiência e o YANG sendo o excesso.

Os princípios da filosofia e medicina oriental consideram a doença como um bloqueio nos fluxos de energias Yin e Yang no corpo humano causando um desequilíbrio. Ovulação tardia e cólicas menstruais podem ser causadas por Qi bloqueado. Existem muitas razões por que o Qi pode ser bloqueado como maus hábitos alimentares, estresse, falta de exercícios, trauma físico e emocional, infecções entre outras.

Tratamentos de acupuntura para engravidar consistem tradicionalmente em colocar agulhas finas, esterilizadas e descartáveis em áreas especificas do corpo chamadas pontos de acupuntura. Estes pontos são localizados nos meridianos, que são caminhos no corpo que transportam o Qi. O sistema de meridianos (invisíveis mas comprovados por mensuração de potenciais neuroelétricos) é muito parecido com o sistema circulatório, onde os vasos sanguíneos transportam sangue e também muito parecido com o sistema nervoso que emite os impulsos nervosos.

Ao estimular os pontos de acupuntura, podemos tonificar ou sedar, dependendo de precisamos estimular ou conter o YIN e o YANG com o objetivo de manter um fluxo equilibrado destas forças pelo corpo. Para exemplificar, podemos estimular pontos em meridianos específicos para desbloquear o Qi e estimular a corrente sanguínea, regulando assim o ciclo menstrual e promovendo a fertilidade.

Para ficar grávida não é tão fácil como muitas pessoas pensam. Existem muitos fatores que influenciam a chance de uma gravidez bem sucedida como por exemplo o estresse, irregularidades menstruais, qualidade do óvulo, a qualidade do esperma, dias férteis, entre outros.
A saúde na pré-gravidez é ainda de grande importância e pode influenciar os fatores acima mencionados. A boa notícia é que quase toda mulher pode ter um bebê. Se a mulher/casal vai tentar por concepção natural, Inseminação Intra-uterina (IIU), Fertilização In Vitro (FIV), doação de óvulos ou outros métodos, a acupuntura pode ser de fantástico apoio e ajuda no processo.

Como a Acupuntura pode ajudar com a fertilidade

Há muitas razões pelas quais casais tem dificuldades para conceber. Às vezes, haverá um diagnóstico tais como endometriose, ovário policístico, idade avançada ou problemas com os níveis de hormônios. No entanto, muitas vezes não haverá razões óbvias e o termo “infertilidade inexplicada” pode ser usado.
Muitas mulheres se deparam com o diagnóstico de “infertilidade inexplicada” e recebem aqueles famosos conselhos de que precisam relaxar, pessoas próximas que dizem que quando você não se estressar com este assunto a gravidez vai acontecer e sempre tem um caso de alguém que conseguiu engravidar quando pararam de se preocupar tanto com o assunto, quando estavam em uma viagem de férias ou ainda depois que haviam adotado uma criança. Ao receber estas palavras, o mais comum e que tenham o resultado oposto e ficamos ainda mais angustiadas. A acupuntura com certeza absoluta pode ajudar tanto nos diagnósticos médicos precisos como nos casos “inexplicados” e na redução do estresse.
Há muitas mulheres / casais que vêm para a acupuntura só para otimizar a saúde geral e reprodutiva como uma preparação para a concepção.

shutterstock_119979370Muitos problemas ginecológicos são sintomas de desequilíbrios hormonais e energéticos internos. Como exemplo podemos dizer que se o ciclo for demasiado longo, existe o risco de o óvulo ser demasiado velho no momento em que é liberado. Se o ciclo é muito curto, o óvulo pode não ter atingido plena maturidade no momento em que é liberado. Ambos os cenários podem fazer a concepção menos provável, portanto o primeiro passo no tratamento de mulheres é tratar de perto o ciclo menstrual.
Para aumentar a fertilidade da mulher, é importante estimular uma circulação sanguínea saudável para seus órgãos reprodutivos e diminuir o risco de bloqueios e reduzir o estresse. Hormônios de stress podem ter um efeito prejudicial na fertilidade. O sangue e energia no corpo serão desviados de seus órgãos reprodutivos e tecido muscular, coração e pulmões. O corpo está enviando sinais de que este não é um bom momento para estar grávida. Estresse crônico, de longo prazo pode, portanto, ter um sério impacto sobre a fertilidade.
Pesquisas mostram que a acupuntura pode ajudar regulando hormônios e níveis de estresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, neutralizar os efeitos negativos da síndrome do ovário policístico entre outras causas.
Entre em contato e terei o maior prazer em te escutar e fazer o meu melhor para que você possa ter seus filhos nos braços.