A acupuntura, assim como a acupuntura para engravidar, é uma técnica milenar que regula o Qi (pronuncia-se TCHI) para estimular o próprio corpo no processo de cura. “Qi” grosseiramente se traduz como “energia vital”, esta energia possui dois aspectos, YIN e o YANG. Estes aspectos são opostos mas se complementam, como o frio e o calor, imobilidade e movimento, YIN sendo a deficiência e o YANG sendo o excesso.
Os princípios da filosofia e medicina oriental consideram a doença como um bloqueio nos fluxos de energias Yin e Yang no corpo humano causando um desequilíbrio. Ovulação tardia e cólicas menstruais podem ser causadas por Qi bloqueado. Existem muitas razões por que o Qi pode ser bloqueado como maus hábitos alimentares, estresse, falta de exercícios, trauma físico e emocional, infecções entre outras.
Tratamentos de acupuntura para engravidar consistem tradicionalmente em colocar agulhas finas, esterilizadas e descartáveis em áreas especificas do corpo chamadas pontos de acupuntura. Estes pontos são localizados nos meridianos, que são caminhos no corpo que transportam o Qi. O sistema de meridianos (invisíveis mas comprovados por mensuração de potenciais neuroelétricos) é muito parecido com o sistema circulatório, onde os vasos sanguíneos transportam sangue e também muito parecido com o sistema nervoso que emite os impulsos nervosos.
Ao estimular os pontos de acupuntura, podemos tonificar ou sedar, dependendo de precisamos estimular ou conter o YIN e o YANG com o objetivo de manter um fluxo equilibrado destas forças pelo corpo. Para exemplificar, podemos estimular pontos em meridianos específicos para desbloquear o Qi e estimular a corrente sanguínea, regulando assim o ciclo menstrual e promovendo a fertilidade.